/setores/agricultura.php

Agricultura

Os processos de transformação, gestão e inovação no setor de açúcar e álcool, vem recebendo especial atenção e dedicação da equipe da Proak Ynnova desde 2013 pela sua importância estratégica e econômica. Em vários dos processos envolvidos: planejamento das áreas de corte/colheita, transporte, amostragem de cargas, armazenamento moagem da cana, tratamento do caldo é possível aplicarmos uma abordagem e know how diferenciado e único em função da história e experiência da Proak Ynnova. Nossa equipe começou a atender o setor em 2103 sem prévia experiência. Não éramos portanto limitados pelos paradigmas e preconceitos existentes. Detectamos em várias áreas oportunidades de melhoria principalmente nas operações de planejamento de corte, gestão de transporte de cana, moagem da cana, fermentação e geração de energia elétrica e propusemos soluções inéditas e de implantação relativamente fácil. Após dois anos de atendimento ao setor já podemos apresentar exemplos de como podemos colaborar imediatamente.


Planejamento, roteirização, sequenciamento e controle das atividades de corte e transporte de cana para a usina. Redução do consumo de combustível e custos de transportes.

Soluções em tempo real de monitoramento via satélite e internet com significativos benefícios de redução de custos com transporte, seleção da área de corte (utilizando algoritmos via otimização tipo metha- heuristic) e rede de internet dedicada e independente de provedores externos de alta confiabilidade.

Controle das operações de descarga de cana, rastreabilidade, número máximo de caminhões permitidos dentro da usina, movimentos dos caminhões durante cada estágio, incluindo a sua chegada às áreas de embarque e partida da planta. Redução extrema dos controles em papel e operações que não agregam valor aos produtos.

Identificamos oportunidades de aprimoramentos de processos com resultante redução de custos e perdas e melhoria da qualidade/eficiência à saber:
a) Redução de adição de agua na operação de moagem de cana
b) Análise energética no bagaço de cana em função de variáveis de processo; confirmadas via Projeto de Experimentos - DOE- Design of Experiments
c) Melhoria de sincronismo nas operações de cozimento e controle das variáveis tempo , temperatura, sequência de carregamento e nível de cristalização.
d) Melhoria do projeto/geometria dos frisos das camisas dos eixos das moendas com efeito direto no Pol e Brix do caldo, do bagaço e na extração.
e) Aumento da geração de vapor associado ao gerenciamento da rotina na operação das caldeiras aplicação de checklist . Redução dos tempos de fermentação através da melhoria na cinética das reações, analise térmica das dornas e melhoria de eficiência do processo de centrifugação na obtenção do vinho e do creme de levedura.
f) Melhoria da processos de aquecimento do vinho e das operações de colunas destiladoras/retificadora e da eficiência da peneira molecular.


Para maiores detalhes sobre os projetos desenvolvidos e resultados alcançados não hesite nos consultar.

Os projetos acima mencionados não se encontram mais sobre acordo de confidencialidade bem como os resultados decorrentes .